Biografia
Este fantástico Artista frequentou o curso de Artes Decorativas, Desenho Gráfico e Imagem na Escola António Arroio.
Produziu:
Tem particular interesse pela prática Upcycling onde o reaproveitamento de objectos e materiais surge como possibilidade criativa, sendo esse o seu foco principal como artista plástico.
Em 2005 criou o conceito “Reciclagem Reconstrutiva” com o eco-brinquedo conceptual de autor e workshops criativos.
Desde 1985 tem participado em diversas exposições individuais e colectivas, recebeu alguns prémios, criou e desenvolveu obras temáticas diversas.
Está presente em diversas colecções privadas dentro e fora de Portugal.
Descrição da Actividade
O Palhaço Human Machine é uma escultura toda ela feita com peças de carro menos o nariz (bola de candeeiro) e os dentes (embalagens de iogurte).
Este Teambuilding\Live Act inicia-se com o Artista ao lado de uma pilha de sucata, peças velhas, plásticas, amontoadas sem sentido.
Na presença dos convidados o Artista explica que o que estão a ver no chão e que não lhes faz sentido agora são peças que juntas e colocadas na disposição certa, não só fazem sentido como ganham vida.
Incrédulos os convidados olham aquele monte e questionam-se se será possível…
Nesse momento o Artista desafia alguns dos presentes a tirarem uma peça do monte e colocarem no tripé ao lado, o suporte que irá mostrar o puzzle a completar-se unidade por unidade.
Após algumas tentativas falhadas dos convidados será o Artista a mostrar que tudo é possível ao juntar os primeiros pedaços e a provar perante os olhares desconfiados que realmente aquele monte desorganizado faz parte de um todo perfeito.
A emoção muda, a incerteza torna-se confiança, o não é possível muda de ideias e as mentes apostam em silêncio: Eu consigo!
Quase sempre nesta fase surgem os primeiros voluntários que querem tentar a sua sorte, arriscar, juntar e juntar peças e presenciar o nascer de algo novo, uma criação de mãos em mãos onde juntos, em equipa fazem acontecer.
O tripé vai ficando cada vez mais invisivel para dar lugar a expressões que peça a peça se tornam familiares para quem assiste e participa nesta experiência.
Chegam os palpites sobre o que pode ser, o inicio do fim aproxima-se e o Artista pede que o grupo nomeie um colega para colocar as ultimas peças que vão dar vida ao monte de inutilidades que jazia no chão.
Um sorriso é agora facilmente reconhecido na escultura pendurada e como todos os outros sorrisos este também é contagiante!
Os convidados partilham risadas e olhares rasgados demonstrando claramente a sua surpresa e espanto.
Um ultimo movimento é feito pelo\a “líder” nomeado\a pelos colegas e em conjunto com a mão do Artista encaixam a última peça.
Ouvem-se aplausos e os “eu não disse” , sente-se alegria e a sensação de uma equipa mais forte, mais unida.
Ideias debatidas em conjunto podem sempre fazer sentido mesmo quando inicialmente ninguém sabia para onde ir.
O tempo ideal seria 1h30m.
Dimensões:
Altura 190cm
Largura 200cm
Profundidade 110cm