Patrícia Bravo Mamona é uma atleta portuguesa de triplo salto.
Em 2021 ganhou a medalha de ouro em pista coberta, no Campeonato da Europa de Atletismo.
Desde 2011, representa o Sporting Clube de Portugal.
Em 2008 foi para a Universidade Clemson no estado americano da Carolina do Sul tirar o curso de medicina, enquanto competiu no circuito universitário americano.
Em 2012 no Europeu de ar livre, a atleta portuguesa acabaria por ser medalhada de prata, na prova do triplo salto
No dia 10 de julho de 2016, no Campeonato Europeu de Atletismo, em Amesterdão, saltou 14,58 metros, conquistando a medalha de ouro e estabelecendo um novo recorde nacional de triplo salto feminino.
No mesmo dia, foi feita Comendadora da Ordem do Mérito, insígnia que lhe foi entregue três dias depois, a 13 de julho.
No mesmo ano, a 14 de agosto, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, terminou o concurso na 6ª posição, obtendo assim a melhor classificação de sempre do triplo salto feminino português, após um salto de 14,65 metros.
No dia 7 de Março de 2021 ganhou a medalha de ouro (Triplo Salto) no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta 2021 em Torún, com uma marca de 14.53 metros, após ter lutado contra a Covid19.
Sinopse:
Uma mulher feita de motivação, garra e ambição!
Aos 14 anos a Patrícia teve que decidir ficar sozinha a viver em Portugal para treinar enquanto a sua família saia para o estrangeiro.
Passado alguns anos foi estudar para fora com direito a bolsa completa chegando a terminar o Pre Med do Curso de Medicina enquanto continuava a trabalhar no desporto que sempre a apaixonou.
Continua a estudar neste momento Engenharia Bio Medica que concilia com o a atividade desportiva.
Em 2021 apanhou Covid mesmo antes de uma prova muito importante, recuperou, foi e lutou para conseguir apurar-se para a final ganhando a final europeia!
Um caso raro de determinação!
Obrigada, beijinhos