Atleta olímpico cabo-verdiano de nacionalidade portuguesa, Nelson Évora nasceu a 20 de abril de 1984, na Costa do Marfim.
O jovem Nelson tornou-se amigo de um dos filhos de João Ganço que começou a aperceber-se das potencialidades do rapaz e lhe sugeriu que começasse a prática de atletismo.
Nelson iniciou-se na Escola da Ramada e participou nas provas de estrada do Torneio de Loures. Aos 10 anos, passou para o Odivelas Futebol Clube e deu nas vistas ao saltar 1,64 m de altura, quando ele media pouco mais de 1,40 m.
É então convidado para integrar o Sport Lisboa e Benfica, o que lhe permitiu ter melhores condições de treino e, consequentemente, melhores resultados.
Como Infantil, atingiu novos recordes pessoais: 1,75 m; como Iniciado, melhorou as suas marcas pessoais: 1,98 m e 14,35 m na sua primeira tentativa em triplo salto.
O atleta representou Portugal pela primeira vez no Festival Olímpico da Juventude Europeia e conquistou a medalha de ouro.
Em 2003 foi bicampeão europeu de Juniores em Tampere, atingindo 16,43 m no triplo salto.
Em 2005, Nelson Évora participou no Campeonato da Europa Sub-23 em Erfurt, e trouxe consigo a medalha de bronze ao conseguir atingir 16,89 m no triplo salto.
Em 2006, participou no Mundial de Pista Coberta em Moscovo e ficou em 6.º lugar, participou no Campeonato Europeu de Gotemburgo e obteve o 4.º lugar no triplo salto e atingiu o 1.º lugar na Taça da Europa.
Em 2007, Nelson posicionou-se em 5.º lugar em triplo salto no Campeonato Europeu de Pista Coberta realizado em Birmingham.
Nos Mundiais de Osaka, o atleta atingiu um dos pontos mais altos da sua carreira ao sagrar-se campeão do mundo em triplo salto com a marca de 17,74 m, a segunda melhor marca mundial do ano e novo recorde nacional.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim, Nelson Évora atingiu a marca de 17,67 m em triplo salto e subiu ao 1.º lugar do pódio, tornando-se campeão olímpico com apenas 24 anos.