FADOINSTRUMENTAL
A nossa Artista é uma violinista natural de Koszalin, uma cidade situada no Norte da Polónia, que reside em Portugal há vários anos.
Começou a aprender violino muito cedo, aos sete anos, tendo prosseguido os seus estudos musicais até obter um diploma superior e um mestrado, com especialidade em violino clássico, pela Academia de Poznan, uma das escolas de música mais conceituadas do mundo.
Também na Polónia, iniciou a sua carreira como intérprete solista e integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional que actuaram em várias partes do mundo.
Foi durante umas férias que se apaixonou por Portugal e decidiu fcar. Facilmente se adaptou à língua e à cultura portuguesas e foi desenvolvendo, quer a solo, quer fazendo parte de inúmeras orquestras (Orquestra do Norte, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa) e grupos musicais, um novo e variado percurso profssional que a levou a viajar intensamente pelo país onde hoje se sente em casa.
Durante o ano de 2010, decidiu concretizar um pessoalíssimo desejo artístico: gravar um disco de fado tradicional onde, pela primeira vez, a habitual voz é substituída pelo violino.
Partindo desta ideia original, o projecto queria, acima de tudo, traduzir uma sentida homenagem ao Fado por parte de uma virtuosa intérprete clássica que, profundamente tocada pela expressão universal da nossa música, se descobriu com alma fadista e quis casar os dois universos.
Merecedor de grande cuidado na sua execução, a estreia “ao vivo” do futuro CD foi um evento de divulgação mundial onde alguns criadores partilham a sua originalidade.
Em Outubro de 2010, corolando o processo inicial foi galardoada com o “Prémio Revelação”, num evento cultural que já distingiu alguns dos maiores artistas nacionais.
Mais tarde, em Março de 2011, a convite da Orquestra Chinesa de Macau, este projecto viajou até à China para integrar com reconhecido sucesso o espectáculo “Encanto de Portugal”, concerto comemorativo dos 500 anos da presença portuguesa no Oriente.
Também, o fado “Com Que Voz”, um tema do CD desta Artista teve a honra de fazer parte do CD-Livro “FADO PORTUGAL, 200 ANOS DE FADO”, obra editada pela SevenMuses.
Em Novembro, no mesmo dia em que o Fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade, a violinista integrou, ao lado de Camané, Maria Amélia Proença e Ricardo Ribeiro, entre outros, um elenco de grandes fadistas que actuou na 6a Gala Amália.
Finalmente editado e ofcialmente apresentado no Museu do Fado, em Dezembro de 2011, o disco tem vindo a encontrar uma excelente resposta, permitindo à artista um gratifcante contacto com o público através de actuações em concertos e eventos de prestígio, destacando-se, pelo simbolismo, a exibição para o Presidente da República da Polónia durante a sua recente visita a Portugal .