António Manuel Frade Saraiva é, desde 2010, o Presidente da CIP- Confederação Empresarial de Portugal, a associação empresarial de maior impacto e influência em Portugal.
É Vice-Presidente da BusinessEurope, a Confederação de Empresas Europeias que representa as principais confederações de 35 países europeus.
É Vice-Presidente do CES – Conselho Económico e Social.
É uma das pessoas mais influentes na sociedade portuguesa e, atualmente, um especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, ao qual dedicou mais de 40 anos ao longo da sua vida.
António Saraiva encarna o conceito de self-made man. Iniciou sua vida profissional aos 17 anos, como operário metalúrgico na Lisnave, o maior reparador naval em Portugal.
Foi depois, Diretor Comercial na Metalúrgica Luso-Alemã e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana, SA.
É atualmente Presidente do Taguspark, o maior Parque Científico e Tecnológico da Europa. Foi recentemente nomeado Presidente do Conselho Consultivo do FUTURE GROUP, uma conceituada empresa internacional de soluções de tecnologia.
António Saraiva é também Presidente da empresa SPAL, uma empresa portuguesa altamente reconhecida no sector da cerâmica.
Faz parte do Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional, é membro do Conselho Estratégico da SOFID – a Sociedade de Financiamento e Desenvolvimento, IFIC AS, e do Conselho da Global Media.
Ao nível académico destaca-se a sua atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego, membro do Conselho Consultivo da Católica Porto Business School e Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Leciona Corporate Diplomacy no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Leciona também Desenvolvimento Económico na Coimbra Business School.
Foi galardoado com a Comenda da Ordem do Infante pelo Presidente da República Portuguesa e com a Condecoração de Cavaleiro da Ordem de Mérito da República Italiana pelos serviços prestados no desenvolvimento das relações económicas entre os dois países, pelo Embaixador de Itália em Portugal.
Tópicos: